NOS CHAME NO WHATSAPP

 

Selos Mecânicos: Alta Tecnologia Aliada a...

Selos Mecânicos: Alta Tecnologia Aliada a Alta Performance

Selos Mecânicos: Alta Tecnologia Aliada a Alta Performance

O selo mecânico é um componente de uma máquina rotativa cujo objetivo é evitar o vazamento de fluídos entre dois meios, ou seja, impedir que o fluído processado ou bombeado chegue até a atmosfera e meio ambiente. 

Seu objetivo é evitar a passagem, fuga de líquidos e gases, entre o eixo rotativo (móvel) e a carcaça fixa da bomba. Tem longa vida útil, não danifica o eixo ou a luva protetora do eixo, e tem manutenção praticamente inexistente ou mínima, além de gerar grande economia de energia elétrica. O selo mecânico proporciona inúmeras vantagens e benefícios quando comparado a gaxetas. Só o selo mecânico garante vedação total, confiável e durável.

Ele possui ajuste automático das faces de contato Parte Fixa e Conjunto Rotativo (Face Estacionária e Face Rotativa ou Giratória), compensa automaticamente pequenos e grandes desvios axiais e radiais (deflexões) do eixo rotativo, além de preservar o meio ambiente, atmosfera, lençol freático, rios, riachos, solo, mananciais e aquíferos do nosso planeta.

Seu uso é muito requisitado em maquinas rotativas que processam algum tipo de fluido, como bombas, reatores, ventiladores, entre outros. Um dado importante coletado é que 90% das aplicações do selo mecânico são concentradas em bombas centrifugas que precisam deslocar os fluidos dos segmentos químicos, petroquímicos, farmacêuticos, papel e celulose, alimentos e bebidas, energia e saneamento. 

Suas vantagens são inúmeras, conheça mais sobre elas!

Economia 

Vedação perfeita

Não há necessidade de trocar buchas

Incorporam princípios hidráulicos 

Manutenção zero 

Custo elevado, porém, com mais qualidade

Os selos são projetados de acordo com o equipamento (personalizado)

Lubrificação melhor 

Tempo de vida útil mais longo

Raras falhas

Entenda melhor o seu funcionamento. 

As faces rotativa e estacionária encontram-se perpendiculares ao eixo e uma das faces é “empurrada” contra a outra através de mola única ou múltiplas molas. O contato axial estabelecido pela força exercida pela mola e a pressão do fluido atuante na caixa de selagem determinam o fechamento das faces realizando o que chamamos de vedação primária ou dinâmica, bloqueando a passagem do fluido para o eixo do equipamento. 

A vedação secundária ou estática é feita por anéis “O”, foles de borracha, anéis retos, cunhas em PTFE, impedindo a passagens do fluido pelos interstícios do selo mecânico. Cada face do selo é lapidada o que conferem a elas uma rugosidade de três bandas de luz, aproximadamente 1, variando de acordo com o tipo de material das faces de contato. 

Mais informações sobre o selo mecânico entre em contato com a Carbono Americana: https://carbonoamericana.com.br/contato.html