Grafite flexível – saiba o que é!
Por: Carbono Americana - 05 de Agosto de 2024
Diante da inovação do mercado dia após dia, a indústria tem desenvolvido novos materiais com aplicações diversas e propriedades especiais tal como o caso do grafite flexível, um material de ótimo acabamento e desempenho. Mas você sabe o que é e para que serve? Continue lendo essa matéria para descobrir…
Antes de passarmos para sua principal função é preciso entender o que é, qual a sua origem.
Este material é feito de um processo especial de calandragem e sua matéria-prima é o grafite em sua forma original, ou seja, pura. O carbono é um elemento encontrado na natureza de fácil acesso em condições normais de temperatura e pressão. Com o intuito de garantir as propriedades esta inovação que é o grafite flexível tem em seu índice a pureza de 95% a 99%.
Para sua produção é necessário passar pelas seguintes etapas:
1º os flocos são tratados com ácido
2º neutralizados com água
3º é submetido por elevadas temperaturas
4º neutralizados com água novamente
5º espera-se a secagem para eliminar qualquer umidade
6º novamente é submetido a elevadas temperaturas e após neutralizados com água, logo depois haverá a vaporização que fará que o floco se torne maior e assim será calandrado e moldado em cilindros aquecidos.
Agora que entendemos seu processo de fabricação e origem, conheceremos a seguir suas principais características e formas de uso. Por ser bastante versátil ele traz diversos benefícios para os que precisam dessa peça, e o melhor ele pode ser usado em diversos ambientes.
• Resistente a altas temperaturas: esse é um dos pontos positivos pelos quais é bastante requisitado, ele é capaz de suportar até 650°C.
• Proteção contra oxidação: a preocupação sobre oxidação e corrosão com esse material é nula desde que seja respeitado a temperatura e a atuação de outros agentes químicos. Uma informação importante com o grafite é possível trabalhar em toda faixa PH (0 a 14).
Para facilitar ainda mais o dia a dia das industrias há dois tipos de grafite flexível a Placa e a Gaxeta, para simplificar vamos esclarecer o que é cada uma delas para você!
Placa Flexível: indicado para vedações severas, resistente a altas temperaturas, não perde a sua capacidade diante da flutuação térmica, este tipo só se torna nocivo quando submetido a mais de 450°C em ambientes oxidantes.
Gaxeta: com qualidade superior de pureza esse tipo é perfeito para autolubrificação, é eficiente em eixos com alta velocidade periférica, tem uma boa condutividade térmica.
Esses são apenas alguns pontos principais de cada tipo, mas independente de qual for sua escolha é importante saber que empresas como a Carbono Americana, tem excelente qualidade em tudo faz, seus materiais são os melhores do mercado.